Prazo médio de pagamento (PMP), você sabe o que é?

Investidores, gestores, empresários e bancos, todas essas pessoas precisam e gostariam de saber essa métrica. Ela é bem importante se relacionada com o prazo médio de recebimento (PMR). Nesse post você descobrirá o porquê.

O que é Prazo Médio de Pagamento?

O prazo médio de pagamento (PMP) é o tempo que uma empresa leva para pagar suas contas. Essa métrica pode ser obtida através de um cálculo matemático básico.

O PMP mede o tempo médio que um contas a pagar demora para ser quitado a partir da data de sua competência.

Vamos supor que uma fatura de energia elétrica chegou no dia 24/01, com data de emissão de 20/01 e foi quitada no dia 10/02. O PMP nesse caso vai medir a diferença da data de emissão pela data de quitação do título.

Por que o PMP é importante?

Esse dado é importante para que o comprador possa negociar quais serão os vencimentos a negociar com o fornecedor. Outra situação é verificar se o PMP é eficiente em relação aos outros pagamentos que já estão na base do sistema.

Essa métrica é mais importante ainda, se comparado com o prazo médio de recebimento, pois caso ela seja muito maior, ou seja, se o PMP for muito maior que o prazo médio de recebimento (PMR) a empresa terá um tempo maior de contas a descoberto, tendo que usar o caixa de períodos anteriores.

Como é calculado o PMP?

O prazo médio de pagamento é calculado mediante a seguinte fórmula:

• PMP= (Valor do contas a pagar do período analisado/compras) x (número de dias do período analisado)

Conclusão

O Prazo médio de Pagamento é um dado importante para quem planeja o fluxo de caixa das empresas, uma vez que essa métrica é quem diz as melhores práticas da empresa em relação aos fornecedores.

Uma dica é sempre olhar esse dado em conjunto com o prazo médio de recebimento e fazer com que o período de pagamento seja sempre maior que o de recebimento. Isso ajuda a empresa a não utilizar o capital de giro, ou fundo de caixa.

Gostou do post?

Author: John Moura
É CEO na Hult Contabilidade. Contador bacharel em contabilidade pela Universidade Positivo. Mais de 10 anos de experiência na área contábil e tributária. Trabalhou com pequenas empresas e multinacionais. Ja fez implantação de sistemas TOTVS e foi Key user SAP.