fbpx

[Planilha] Fluxo de Caixa – Modelo

Essa planilha foi criada para auxiliar os empresários a planejar a abertura do seu negócio e ainda no planejamento do orçamento anual das empresas.

O Fluxo de Caixa auxilia os empresários a entender aonde está sendo gasto o dinheiro da empresa e ainda quais os tipos de recebimentos da empresa, controlando mês a mês.

Para elaborar e analisar você irá entender algumas coisas:

1 – Saldo anterior – É o saldo anterior ao mês analisado, por exemplo, se eu estou analisando o mês 2 o saldo anterior é o saldo final do mês 1.

2 – Geração de Caixa – Esse é o valor mais importante se analisar somente o mês, ele diz se a operação mensal foi positiva (geração de caixa) ou foi negativa (queima de caixa). Em resumo é o valor de recebimentos menos o valor dos pagamentos, sem considerar o saldo anterior.

3 – No fluxo de caixa tudo é categorizado, qualquer despesa realizada deve ter uma categoria baseada na sua essencia. Por exemplo: Pagamento da fatura de luz, normalmente colocamos na categoria de “Energia Elétrica”.

Receba a planilha por email:



Author: John Moura
É CEO na Hult Contabilidade. Contador bacharel em contabilidade pela Universidade Positivo. Mais de 10 anos de experiência na área contábil e tributária. Trabalhou com pequenas empresas e multinacionais. Ja fez implantação de sistemas TOTVS e foi Key user SAP.

Deixe uma resposta