fbpx

Cinco dicas para otimizar a contabilidade empresarial

Fazer a contabilidade da empresa é algo complicado para você? É compreensível, afinal, o dia a dia nos negócios exige atenção a muitos detalhes. Mas esse setor não pode ser negligenciado, portanto, confira dicas valiosas para otimizar a contabilidade empresarial e evitar transtornos que podem prejudicar sua operação.

 

  1. EMITA NOTA FISCAL

A nota fiscal é um direito do consumidor, ou seja, se ele exigir você deve emiti-la. A dica é ver esse documento como parte da rotina e não apenas como uma obrigação. Procure emitir nota fiscal em todas as suas operações de vendas, assim sua empresa será mais transparente com o Fisco.

Além disso, exija esse documento sempre que fizer uma compra – tanto dos fornecedores quanto de produtos ou serviços que serão utilizados no dia a dia (itens de limpeza, segurança, etc.). Esse simples cuidado ajuda a fortalecer a contabilidade empresarial, pois o controle de entradas e saídas se torna mais assertivo.

  1. TENHA UMA ROTINA

Se você trabalha com PDV/frente de caixa, estabeleça uma rotina de organização para evitar informações desencontradas em setores como vendas, estoque e financeiro. O ideal é seguir procedimentos diários no início e final do expediente, além de realizar balanços periódicos (pelo menos uma vez por mês) e gerais (uma vez por ano).

negócios 100% no e-commerce ou multicanal (varejo físico e virtual) exigem atenção redobrada. Isso porque os pedidos costumam vir de diferentes meios (loja virtual própria, marketplaces, redes sociais e PDV). Mantenha-se atento às diferentes taxas e comissões para não perder margem de lucro – caso contrário, a conta não vai fechar no final do mês!

  1. CONTRATE ASSESSORIA CONTÁBIL

Ter um contador não é despesa, é investimento na regularização constante de um negócio. Por mais que você tenha uma rotina organizada e se mantenha atento aos detalhes fiscais e tributários, é indispensável ter uma boa assessoria contábil. Essa orientação garante que sua empresa esteja de acordo com todas as normas e dentro da lei.

  1. SEPARE FINANÇAS CORPORATIVAS E PESSOAIS

Um erro bastante comum entre gestores é misturar as finanças pessoais e empresariais. Pode parecer inofensivo pagar um boleto com a conta da empresa ou utilizar o cartão de crédito pessoal para adquirir um bem de serviço, mas cada coisa no seu lugar.

Entenda que as saídas e despesas do seu negócio devem ser pagas com o próprio faturamento. Somente assim você saberá exatamente qual o lucro e, então, definir o que será sacado e o que ficará para investir na operação. Portanto, sempre separe finanças pessoais e corporativas para não desorganizar a contabilidade.

 

  1. INVISTA EM SISTEMA DE GESTÃO

Ter um sistema de gestão (ERP) é a dica chave de ouro. Isso porque esse software integra todos os setores da empresa, desde estoque até financeiro (emissão de notas fiscais e boletos), cadastros (produtos, colaboradores e fornecedores) e plataformas de e-commerce (lojas virtuais e marketplaces). Tudo isso com a possibilidade de criar relatórios em pouco tempo e muita precisão.

Existem opções de ERP com diferentes funcionalidades e preços. A Bendy, por exemplo, reúne todas as funcionalidades necessárias tanto para quem vende no varejo físico quanto para quem atua no comércio eletrônico. Um dos diferenciais do sistema é a gestão visual. Utilizando Business Intelligence, o ERP cria dashboards que simplificam ainda mais a visualização do dia a dia da empresa (Curva ABC, horários de pico, entre outras possibilidades).

CLIENTE HULT TEM VANTAGEM

Todos os clientes da Hult Contabilidade ganham os DOIS PRIMEIROS MESES GRÁTIS na Bendy ERP. Entre em contato para conhecer o plano mais adequado à sua operação.

 

Conteúdo produzido pela Bendy Lab.



Author: John Moura
É CEO na Hult Contabilidade. Contador bacharel em contabilidade pela Universidade Positivo. Mais de 10 anos de experiência na área contábil e tributária. Trabalhou com pequenas empresas e multinacionais. Ja fez implantação de sistemas TOTVS e foi Key user SAP.

Deixe uma resposta